terça-feira, 16 de junho de 2015

COMO CONSTRUIR UM MICROSCÓPIO COM O SEU SMARTPHONE.


Você já deve ter percebido que as lentes atuais dos smartphones impedem que possamos fotografar algo pequeno muito de perto com riqueza de detalhes, mas hoje vamos aprender a utilizar o smartphone como se fosse um microscópio, e desse modo, fotografar pequenos objetos do seu dia a dia, obtendo imagens muito interessantes para compartilhar com os amigos.

Material necessário
Smartphone com câmera.
Uma pequena lente convexa (ver figura 1).
Um grampo de cabelo.
Fita autocolante.
Caixa transparente de CD ou DVD (ou outro material transparente).
Alguns materiais para apoio (livros)

Para criar a nossa lente macroscópica, vamos precisar de um apontador de laser antigo (desses que se vendem barato nas lojas do chinês) ou então um leitor de DVD estragado que possa haver aí pela sua casa, para retirar uma peça muito importante: a nossa lente convexa

Figura 1

Comece desmontando o laser ou o leitor de DVD para retirar a lente. Cuidado para não arranha-la, ela é bastante sensível.
Coloque a lente com a parte convexa (curvatura virada para fora) virada para a frente do smartphone (e com a parte lisa encostada na câmera). 
Prenda com grampo de cabelo juntamente com um pedaço de fita autocolante a lente no smartphone para que a mesma não se mexa enquanto você estiver tirando as fotos (o resultado ficará parecido com o obtido na figura 2).

Figura 2

Pronto! Agora é só procurar coisas bem pequenas para serem vizualizadas ou fotografadas.

Você também tem a opção de fazer um suporte para o smartphone e depois poder colocar os materiais que você vai observar debaixo dele. Para isso arranje alguns livros, faça duas pilhas e coloque uma capa de CD/DVD transparente por cima (como uma espécie de mesa).

Regule a altura até que os objetos que ficam por baixo (aquilo que você vai observar) fiquem focados.

Se você quiser andar com o smartphone na mão, lembre-se que para a imagem não sair desfocada você deve estar muito perto dos objetos e muito quieto também.

Exemplos de fotos tiradas com smartphone adaptado:

Folha

Moeda e Sal


É isso, aproveite o seu microscópio!

Créditos: Explicatorium

Nenhum comentário:

Postar um comentário