PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Página em construção...

O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS E A RELAÇÃO DISCIPLINA X APRENDIZAGEM NA VISÃO DOS ALUNOS.

AQUINO¹, Alan Gustavo Silva; DOMINGUES², Rodrigo Aparecido
1,2: Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes - Alunos do Curso de Graduação em Biologia Licenciatura e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES –emails: alanbio2009@yahoo.com.br.


RECONHECENDO ÁCIDOS E BASES: QUÍMICOS DO DIA-A-DIA

JESUS, Fernanda Cristina Alves de 1; SILVA, Aline Kelly Dantas 2; OLIVEIRA, Daniela Mayra Araújo 3; SILVA, Jucélia Liane da 4; MACHADO, Luzimara Silveira Braz 5.

O MUNDO MICROSCÓPICO DA BIOLOGIA: RELAÇÃO TEORIA–PRÁTICA NO ESTUDO DE MICROORGANISMOS E MEIO AMBIENTE PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

NOBRE , Vladen Iúri de Souza1; LOPES, Karyne Rodrigues2; DOMINGUES, Rodrigo Aparecido3; SENA, Islaine4; RIBEIRO, Karoline Rocha5; JESUS, Fernanda Cristina Alves de6; AQUINO, Flávia Fernandes7; SILVA, Aline Kelly Dantas8; MACHADO, Luzimara Silveira Braz 9; ARAÚJO, Maircon Rasley G. 10.

1 2 3 4 5 6 7 8 Estudantes do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura Plena do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES.
9 Professora orientadora de Estágios Supervisionados do Departamento de Estágios e Práticas Escolares do Centro de Ciências Humanas:  coordenadora dos projetos Ciência em Rede (PIBID/CAPES) e BIOTEMAS na educação básica.
10 Pós-graduando em Educação à Distancia pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

TRABALHANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DOS JOGOS DIGITAIS PEDAGÓGICOS

SILVA, Mauro Célio Ribeiro1; MENDES, Érica Araújo2; MOTA, Deborah Patrícia Santos3; SANTOS, Francine Kateriny4; AMEIDA, Jesuína de5; AQUINO, Alan Gustavo Silva de6; OLIVEIRA, Sérgio Renato7; SILVA, Diego Soares8; MACHADO, Luzimara Silveira Braz9*; CANGUSSU, Lílian Mendes 10.

1 2 3 4 5 6 7 8 Acadêmicos de Graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e Bolsistas do PIBID/CAPES.
9 Professora do Departamento de estágios e Praticas Escolares da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e Coordenadora do Subprojeto Ciência em Rede (PIBID/CAPES) e BIOTEMAS na educação básica.
10 Mestranda em Fisiologia pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

SEXUALIDADE E AFETIVIDADE

NOBRE, Vladen Iúri de Souza ¹; AQUINO, Alan Gustavo Silva de ²; SILVA, Sarah Cristina Ferreira ³; MENDES, Sandy Gabrielle Martins 4; OLIVEIRA, Sérgio Renato 5; AMARAL, Larissa Souza 6; LEITE, Dulcivânia Ferreira 7.

1 2 3 4 5 6 Estudantes do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura Plena do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; E-mail: iurinobre12@yahoo.com.br; alangustavo-16@hotmal.com; kikasarinha@hotmail.com; sandy_gabrielle016@hotmail.com; lharhasouza@yahoo.com.br; renatoliveira25@hotmail.com.
1 2 5 Estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES.
7 Professora do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; E-mail: biodulci@gmail.com.


O PROJETO PIBID/BIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DIRECIONADOR NA FORMAÇÃO DE DOCENTES, A RELAÇÃO COM PERFIL PROFISSIONAL DE LICENCIANDOS E AS EXPECTATIVAS DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO.
1MACHADO, Luzimara Silveira Braz ; 2CANGUSSU, Lílian Mendes Borburema; 3LOPES, Karyne Rodrigues ; 3SANTOS, Francine Kateriny.


ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS PARA COMPREENSÃO DA MICROBIOLOGIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM ENFOQUE EM EPIDEMIAS MICROBIOLÓGICAS E BIOTECNOLOGIA

Larissa Souza Amaral

PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE SUGESTÕES E REIVINDICAÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS - MINAS GERAIS EM PARCERIA COM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS EM INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)


JESUS, Fernanda Cristina Alves de 1; SILVA, Aline Kelly Dantas 2; MACHADO, Luzimara Silveira Braz 3

1, 2 Acadêmicas de Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES – Bolsistas CAPES/UNIMONTES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
3 Professora do Departamento de Estágios e Prática Escolares – Unimontes e Coordenadora do subprojeto Ciência em Rede – PIBID/CAPES.

ATUAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/LICENCIATURA – MONTES CLAROS – MG

JESUS, Fernanda Cristina Alves de 1; SILVA, Aline Kelly Dantas 2; SILVA, Mauro Célio Ribeiro 3; AQUINO, Flávia Fernandes 4; RIBEIRO, Karoline Rocha 5; MACHADO, Luzimara Silveira Braz 6

1, 2, 3, 4, 5 Acadêmicos de Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES – Bolsistas CAPES/UNIMONTES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
6 Professora do Departamento de Estágios e Prática Escolares – Unimontes e Coordenadora do subprojeto Ciência em Rede – PIBID/CAPES.


O QUE É CIÊNCIAS NA VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES FINAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA DE INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO PIBID/CAPES

SILVA, Aline Kelly Dantas1; JESUS, Fernanda Cristina Alves de2; SILVA, Mauro Célio Ribeiro 3; MACHADO, Luzimara Silveira Braz 4

1, 2, 3 Acadêmicos de Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES – Bolsistas CAPES/UNIMONTES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
4 Professora do Departamento de Estágios e Prática Escolares – Unimontes e Coordenadora do subprojeto Ciência em Rede – PIBID/CAPES.


QUEM NÃO CANTA, DANÇA: UM JEITO DIVERTIDO DE APRENDER CIÊNCIAS. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES



O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ESTUDO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MONTES CLAROS-MG

Mauro Célio Riberio Silva1, Amanda Silva Gomes2, Luzimara Braz Machado3

Oficinas de ciências: O PIBID e o uso de jogos pedagógicos digitais.

Aquino1, Alan Gustavo Silva de; Oliveira2, Sérgio Renato, Machado3,Silva 4Diego Soares; 5Machado, Luzimara Silveira Braz
1,2,3,4Estudantes do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura Plena do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – MG e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. E-mail: alanbio2009@yahoo.com.br. 5Coordenadora do subprojeto Ciência em Rede – PIBID/CAPES.

PONDERAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA – PIBID/CAPES NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIMONTES


Luzimara Silveira Braz Machado1, Sergio Avelino Mota Nobre2, Maircon Rasley Gonçalves Araújo3, Lílian Mendes Borborema Cangussu4


A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE – ESCOLA POR MEIO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


AVALIAÇÃO DO PIBID: O NÍVEL DE CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS


Contribuições do PIBID no processo de ensino aprendizagem de Ciências


CIÊNCIAS NA VISÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA DE INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO PIBID/UNIMONTES

SILVA, Aline Kelly Dantas 1; JESUS, Fernanda Cristina Alves de2; MACHADO, Luzimara Silveira Braz 3

1, 2 Acadêmicas de Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES – Bolsistas CAPES/UNIMONTES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
3 Professora do Departamento de Estágios e Prática Escolares – Unimontes e Coordenadora do subprojeto Ciência em Rede – PIBID/CAPES.

RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA INSERÇÃO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PIBID/CAPES

LOPES, Karyne Rodrigues1;
NOBRE, Vladen Iúri de Souza1;
AQUINO, Alan Gustavo Silva de1;
MACHADO, Luzimara Silveira Braz2.
1 Acadêmicos de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID/CAPES.
2  Coordenadora do subprojeto Ciência em rede vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID/CAPES.


O PIBID E AS TICs: AVALIAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA DESSES FUTUROS EDUCADORES

Aquino1, Alan Gustavo Silva de; Domingues2, Rodrigo Aparecido; Silva3, Diego Soares
¹²³ Estudantes do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura Plena do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – MG e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. E-mail: alanbio2009@yahoo.com.br

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AULA PRÁTICA DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PIBID/CAPES

Enila Flavia Ferreira Pereira
Vladen Iúri de Souza Nobre
Karyne Rodrigues Lopes
Luzimara Silveira Braz Machado


OS MÉTODOS QUANTITATIVO E QUALITATIVO COMO FORMA DE AVALIAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR DISCUTIDOS EM PESQUISA DESENVOLVIDA POR ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PIBID/CAPES

Nobre, Vladen Iúri de Souza1.

Estudante do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura Plena do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Bolsista do PIBID; E-mail: iurinobre12@yahoo.com.br

NOVAS MÍDIAS: O USO DE UM BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO PIBID
Aquino1, Alan Gustavo Silva de; Machado2, Luzimara Silveira Braz
¹Estudante do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura Plena do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – MG e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. E-mail: alanbio2009@yahoo.com.br. 2Coordenadora do subprojeto Ciência em Rede – PIBID/CAPES.
A PRÁTICA AVALIATIVA DOS DOCENTES DA DISCIPLINA CIENCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇAO BÁSICA de uma escola municipal de Montes Claros – Minas Gerais

Islaine de Sena Oliveira1
Karoline Rocha Ribeiro1
Luzimara Braz machado2

ANÁLISE DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO OITAVO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MONTES CLAROS - MG DESENVOLVIDA POR ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PIBID/CAPES

Larissa Fernandes Machado
Enila Flavia Ferreira Pereira

OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLA PÚBLICA

Aline Kelly Dantas Silva 1, Fernanda Cristina Alves de Jesus2, Luzimara Braz Machado3

1.2.  Graduanda em Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES
3. Professora do Departamento de Estágios e Práticas, Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros.


A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS E CRIATIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Aline Kelly Dantas Silva 1, Luzimara Braz Machado2
1  Graduanda em Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES
2 Professora do Departamento de Estágios e Práticas, Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros.


TRABALHOS APROVADOS - PIBID 

PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE SUGESTÕES E REIVINDICAÇÕES A PARTIR DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS - MINAS GERAIS EM PARCERIA COM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS EM INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Fernanda Cristina Alves de Jesus, Aline Kelly Dantas Silva, Luzimara Silveira Braz Machado

ATUAÇÃO DO PIBID E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/LICENCIATURA – MONTES CLAROS – MG

Fernanda Cristina Alves de Jesus, Aline Kelly Dantas Silva, Mauro Célio Ribeiro Silva, Flávia Fernandes Aquino, Karoline Rocha Ribeiro, Luzimara Silveira Braz Machado

QUEM NÃO CANTA, DANÇA: UM JEITO DIVERTIDO DE APRENDER CIÊNCIAS. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES

Aline Kelly Dantas Silva, Luzimara Silveira Braz Machado, Fernanda Cristina Alves de Jesus

O QUE É CIÊNCIAS NA VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES FINAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA DE INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO PIBID/CAPES

Aline Kelly Dantas Silva, Fernanda Cristina Alves de Jesus, Mauro Célio Ribeiro Silva, Luzimara Silveira Braz Machado


CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Flávia Fernandes Aquino, Karoline Rocha Ribeiro, Luzimara Silveira Braz Machado

AVALIAÇÃO DO PIBID: O NÍVEL DE CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS

Diego Soares Silva, Alan Gustavo Silva de Aquino, Sérgio Renato Oliveira, Luzimara Braz Machado

OFICINAS DE CIÊNCIAS: O PIBID E O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS.

Alan Gustavo Silva Aquino, Sérgio Renato Oliveira, Diego Soares Silva, Luzimara Silveira Braz Machado

Outros trabalhos aprovados:

O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ESTUDO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MONTES CLAROS-MG

Mauro Célio Riberio Silva, Amanda Silva Gomes, Luzimara Braz Machado

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INFLUÊNCIA DE PROJETOS AMBIENTAIS APLICADOS NO ESPAÇO ESCOLAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MONTES CLAROS - MG

Daniela Mayra Araújo Oliveira, Fernanda Cristina Alves de Jesus, Aline Kelly Dantas Silva, Jucélia Liane Da Silva, Luzimara Braz Machado

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS POSSÍVEIS PROPRIEDADES MEDICINAIS E APLICAÇÕES FITOTERAPÊUTICAS ATRELADAS À PRESENÇA DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS EM BIDENS PILOSA L. (PICÃO-PRETO

Fernanda Cristina Alves de Jesus, Aline Kelly Dantas Silva, Daniela Mayra Araújo Oliveira, Jucelia Liane Silva, Grécia Oiama Dolabela Bicalho

LIPPIA ALBA (MILL.) N. E. BROWN (VERBENACEAE): LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ENTRE 2001 E 2011 COM ENFOQUE EM PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS

Aline Kelly Dantas Silva, Grécia Oiama Dolabela Bicalho, Fernanda Cristina Alves de Jesus, Daniela Mayra Araújo Oliveira, Jucélia Liane da Silva

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ROSMARINUS OFFICINALIS - ALECRIM - COMO PLANTA MEDICINAL RICA EM ANTIOXIDANTES E COM EFEITO ANTIBACTERICIDA NO PERÍODO DE 2001 A 2011

Jucelia Liane Silva, Fernanda Cristina Alves de Jesus, Aline Kelly Dantas Silva, Daniela Mayra Araújo Oliveira, Grécia Oiama Dolabela Bicalho

QUEBRA-PEDRA (PHYLLANTHUS NIRURI L.) - LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE UMA DÉCADA DE ESTUDOS CIENTÍFICOS DAS PROPRIEDADES FITOQUÍMICAS VINCULADAS AS PROPRIEDADES FITOTERAPÊUTICAS

Daniela Mayra Araújo Oliveira, Fernanda Cristina Alves de Jesus, Aline Kelly Dantas Silva, Jucélia Liane Silva, Grécia Oiama Dolabela Bicalho

AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS ESTADUAIS EM MONTES CLAROS –MG

Flávia Fernandes Aquino, Beatriz Barbosa de Moura, Cássia Fernandes Aquino, Kethlin Freire Ruas, Luzimara Silveira Braz Machado

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE PAIS E ALUNO NA VIDA ESCOLAR

Mauro Célio Ribeiro Silva, Flávia Fernandes Aquino, Fernanda Cristina Alves de Jesus, Karoline Rocha Ribeiro, Aline Kelly Dantas Silva, Luzimara Silveira Braz Machado

CONCURSO CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS NO 8° FÓRUM BIOTEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Eliane Ferreira Campos Vieira, Luzimara Braz Machado, Maria de Fátima Machado Guerra, Simone Monteiro Nogueira, Rachel Inez Castro de Oliveira

CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO BIOTEMAS PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO

Luzimara Silveira Braz Machado, Eliane Ferreira Campos Vieira, Simone Monteiro Nogueira, Maria de Fátima Machado Guerra

RECICLANDO O CONHECIMENTO: AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO BIOTEMAS

Eliane Ferreira Campos Vieira, Luzimara Braz Machado, Maria de Fátima Machado Guerra, s Monteiro Nogueira, Rachel Inez Castro de Oliveira